31

mar

2016

Tradições Alemãs de Páscoa vista por uma Brasileira

Oi gente, como passaram de páscoa? Precisei tirar esses dias de feriado prolongado porque toda a família recebe férias (aqui se fala férias mesmo se você tira apenas um dia de folga ou se tem feriado)

Eu tive a páscoa um pouco diferente do que no Brasil (claro), e senti muita saudade da minha terrinha, não que minha páscoa no Brasil seja super cheia de coisas, mas diferente do natal que adoro o daqui, senti saudades sim do clima de páscoa Brasileiro, com direito a filmes que relembram o real motivo do feriado.

Aqui o clima de páscoa é um pouco diferente, mas o básico sobre: os ovos e procura é bem parecido, com a diferença que no Brasil escondemos os ovos (o nosso grande ovo de páscoa) dentro de casa e aqui é escondido vários ovos e cestinhas de ovos fora da casa, até porque o clima lá fora muda completamente nessa época e é uma delícia, nem frio nem super quente. Como aqui no inverno passamos muitas privações, então todos querem mesmo é que curtir o novo clima lá fora.

Apesar de ter sido super legal ver o Gabriel todo feliz procurando desesperadamente as 7 cestas. Tive minha crise de choro, querendo ir para casa (Brasil).

Mas porque Laura? O que te fez sentir assim?

Achei “frio” e não estou falando do clima. Para os alemães e isso é em quase toda a Europa pelo que conversei com outros amigos, o grande bum e significado não é a ressurreição de cristo, pois é, por incrível que pareça apesar de serem bem católicos (bem católicos no sentido de ser católicos e não no sentido de ir sempre a igreja- detalhe) para os alemães e vou dizer que para os europeus a grande comemoração mesmo é a entrada da primavera.

Mas já vou contar com detalhes o significado de tudo para vocês, porque apesar de certas coisas soarem estranhas os germânicos foram o primeiro povo a comemorar a páscoa. Os registros apontam que já na idade média assim como o natal que também surgiu aqui ( veja o video que fiz sobre tradições de natal clicando aqui) eles já comemoravam essa grande data.

Tradições, cultura e religião

decor pascoa

A páscoa aqui na Alemanha junto com o natal é a comemoração mais importante para os cristãos. A páscoa é realmente marcante e importante e assim como o natal, todos se preparam com decorações em suas casas, nos jardins, nas lojas é não dá para esquecer em momento algum que ela se aproxima.

Como eu disse, ela hoje não é muito lembrada pela ressurreição de cristo como antigamente, mas sim pela entrada da primavera. Com o passar dos anos as tradições cristãs se mesclaram com as pagas e os ovos, coelhinhos, cordeiros, fogueiras desviaram um pouco a atenção do grande real motivo (principalmente por se misturar a culturas pagas). O natal também surgiu na Alemanha, e as comemorações, costumes com árvores decoradas, presentes nas arvores e papai noel, também foi uma cultura cristã mesclado com costumes pagãos, como mostrei no vídeo de natal.

Quinta feira santa

Nas igrejas eles relembram a última ceia de cristo e normalmente acontece várias cerimônia de eucaristia que acabou se tornando a cerimônia central da missa da quinta-feira santa.

Sexta feira santa

precisao

É o dia que os cristãos relembram a morte de cristo e em algumas vilas realizam a procissão. Nesse dia não é permitido comer carne, assim como também fazem os católicos no Brasil, e aqui preserva-se o descanso nesse dia. Ninguém programa nada só ficam em casa relaxando assim como no Brasil com a família reunida. Nem todos os bares são fechados, mas normalmente boates não abrem no dia.

Sábado

ovod

No sábado normalmente não tem nada de especial no calendário e continua com o comércio fechado. Não abre nada nem supermercado até a terça feira.

Algumas famílias cozinham os ovos e pintam com várias cores ou desenhos,para comerem frescos no dia seguinte ou no mesmo dia. Mas normalmente isso não tem dia certo, muitos já preparam bem antes seus ovos, cristãos ou não, tem que ter ovos coloridos em casa e isso faz parte da cultura alemã.

Domingo de páscoa

procurar ovos

Os pais escondem os ovos no jardim, cozidos e de chocolates, mas não são como os ovos do Brasil grandes com embalagem brilhante e fitas, são ovinhos mesmo e coelhinhos de chocolates. E as crianças saem a procura.

Para os cristãos, o ovo de Páscoa simboliza a vida nova de Cristo. Na Idade Média, além da carne, a Igreja proibia aos fiéis comer ovos durante a Quaresma. Para não estragar, eles passaram a ser cozidos e enfeitados e, também, dados como presente.

Coelho da pascoa – Osterhase

hase

Ele se tornou símbolo da pascoa porque ele combina muito bem com a época. Ele é considerado o símbolo da entrada da primavera e o símbolo da fertilidade por reproduzir rápido.

Bolo do Cordeiro da pascoa

bolo Na época da pascoa é comum encontrar esse bolo em supermercados ou padarias e formas de bolo no formato de cordeiro também é vendido nas lojas.

No cristianismo o cordeiro é o símbolo do sofrimento de um inocente: Jesus. E na Alemanha se tornou tradicional esse bolo.

Vela Pascal

vela pascal

Antigamente as velas eram apenas para iluminar a missa na noite de páscoa. A luz da vela representa a luz da ressurreição de jesus para os fiéis ela simboliza a vitória de cristo sobre a morte.

Fogueira Pascal

fogueira

A fogueira antigamente simbolizava não somente as privações que sofreram no inverno rigoroso, mas também para expulsar demônios e almas. O fogo da fogueira simboliza sorte. Hoje em dia a fogueira pascal ainda é acesa em vilas ou pequenas cidades.

Caminhada da digestão

fores

Após o almoço no domingo de páscoa é comum entre as famílias fazerem uma caminhada para ajudar a digerir tudo que comeram no almoço de páscoa. Depois do longo inverno rigoroso, todos aproveitam o dia para apreciar a caminhada.  Como a páscoa é oficialmente a entrada da primavera o clima muda magicamente na pascoa é mais quente, os botões de folhas e flores que ficaram todo o mês fechado se abrem, o sol brilha mais, você já consegue sair com uma jaqueta fina ou só com bluza  fina. Tudo começa a ficar mais bonito depois da páscoa. (Apesar que amo o inverno e acho lindo o inverno também hehehe)

 

Agora vocês devem estar se questionando qual é o meu problema:

 

Então eles têm tradições religiosas sim Laura, e têm gente… essas são as tradições de pascoa alemã desde a idade média, mas apesar de tantas cerimônias legais as pessoas não dão super importância ao grande fato- a morte de Cristo.

A alegria da páscoa é a entrada da época mais linda do ano para os alemães. E ponto. Ninguém fala como no Brasil: “olha temos que lembrar o real motivo da páscoa…” “Olha a pascoa não é chocolate não”, “Eu já fiz minhas orações ”.

São símbolos bonitos para mim, mas vazios. Eu detesto admitir que estou feliz com a nossa nova estação, porque amo o inverno. Estou super feliz porque vejo pessoas mais felizes pelas ruas. Mas acho que a primavera deveria ter uma comemoração isolada da páscoa. Talvez porque sou Brasileira e para mim não é novidade o clima. Mas senti uma enorme tristeza por perceber que Jesus não foi super lembrado. E não sou das mais religiosas não. Os amigos alemães que me perdoem, mas também tem coisas no Brasil que todo mundo critica até eu que sou Brasileira puxo a cadeira e falo junto. Mas é minha opinião. O que vocês acham?

Bom gente é isso, essas são a culturas de pascoa aqui na Alemanha, espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre outra cultura. Deixe um comentário me dizendo qual tradição gostaram mais e o que acharam estranho!!

 

Um enorme beijoo para todos!!!

 

 





Comente pelo Facebook:

Ou comente por aqui:

Me segue no

Instagram

Mulheres Divas • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress • Desenvolvido por