30

nov

2015

A Importância de Tonificar a Pele

blemishes-iStock19484392-quer

Olá Bonitonas, hoje eu ia postar um review de um tônico muito legal que uso e que gostaria de resenhar para vocês, mas achei mais interessante explicar antes, a importância de um tônico na pele antes de falar sobre um. Então hoje eu quero falar sobre algo tão importante e tão delicado quanto nossos cabelos, quando se trata de beleza, a nossa pele.

Todo mundo sabe o quanto é importante os cuidados com a pele, mas poucos sabem a importância da tonificação antes de qualquer hidratação ou produto que venha usar, seja anti-idade ou apenas um hidratante diário.

Muitas mulheres assim como eu, já devem terem sido orientadas pelo seu dermatologista para se atentar aos cuidados básicos da pele, mas que nunca se ligou tanto do porquê e para que. E hoje eu como a atual louca dos tônicos e produtos de limpeza para a pele estou aqui para dizer porque é tão importante, essa tonificação antes de qualquer produto de tratamento ou hidratante para a pele. Porque durante as consultas temos apenas um resumo básico sobre essa importância e por isso sempre é bom pesquisar um pouco mais. E seu dermatologista vai sentir muito orgulho de você depois disso (rsrs).

É importante você saber antes que:

 

Para a tonificar a pele você deve começar com a limpeza. A correta higienização da pele permite a eliminação de impurezas e resíduos de maquiagem, evitando assim a obstrução dos poros e dando aquele aspecto de irregularidades na pele. O ideal é utilizar demaquilantes e leites ou loções de limpeza que possuem ativos de baixa irritação, porque somente agua não limpa. A seguir, é aconselhado o uso de sabonetes adequados. A limpeza possibilita a correta renovação celular.

A pele respira pelos poros e quando eles entopem propiciam o aparecimento de espinhas, cravos, aumentam a oleosidade, além de deixar a pele com um aspecto cansado e sem brilho. É aí que entra a função do Tonico: ele faz aquela limpeza profunda, eliminando o que o sabonete não consegue tirar, e com isso, limpa os poros estimulando a circulação superficial da pele, assim nossa pele absorve melhor os ativos dos produtos para o tratamento cutâneo.

A tonificação da pele, que complementa a limpeza, removendo células mortas, vestígios de maquiagem e de gel de limpeza. Além disso, a tonificação devolve o pH natural, refrescando e suavizando- a, preparando para a hidratação.

A Tonificação correta trás os seguintes benefícios:

 

  • Limpa a pele profundamente
  • Elimina as toxinas
  • Devolve o pH natural da pele
  • Melhora a micro-circulação
  • Elimina os resíduos acumulados nos poros
  • Prepara a pele para receber hidratação, ajudando a absorver mais fácil os ativos
  • Suaviza, acalma e refresca

 

É importante também saber diferenciar o tônico da loção adstringente

 

Tonificar é:

Complementar a limpeza retirando a impureza, eliminando os últimos vestígios de resíduos, poluição, sujeitas e maquilagem da pele, assim como restaurar o pH da epiderme e fortalecer seu tônus.

Adstringir é:

Contrair os poros, controlando a oleosidade excessiva, fortalecendo a pele e evitando a flacidez e espinhas. Seu uso é indicado para peles oleosas.

 

Procedimentos para tonificar:

O ideal é que pela manhã, higienize a pele, a fim de remover a oleosidade ou resíduos dos cremes noturnos e sujeiras. Você pode passar uma água no rosto, se preferir use um sabonete bem suave e em seguida tonifique a pele.

À noite, é preciso usar um bom demaquilante no rosto ou um leite de rosas, limpando-o profundamente e retirando resíduos de maquiagem e dos produtos aplicados durante o dia ou os resíduos dos protetores. Em seguida, lave o rosto com sabonete apropriado ou o gel de limpeza e depois tonifique para finalizar a limpeza. A tonificação deve ser realizada nos dois horários, para regular o pH da pele (grau de acidez) e complementar a higiene.

Tenha cuidado com tônicos com excesso de álcool. Pessoas com pele muito oleosa costumam gostar muito desse tipo de produto, mas acabam por piorar a oleosidade pelo efeito-rebote que tais loções causam.

OBS:

Neste post é explicado os passos básicos para cuidados com a pele que qualquer pessoa pode fazer, porém é muito importante, em casos de uso de produtos para tratamento ou para acne ou tratamentos de linhas ou rugas a orientação de um profissional Dermatologista para que ele te oriente sobre o seu especifico caso e tipo de pele. Porque pele é diferente de cabelo que nasce e cresce todo mês. Então fique alerta com tratamentos que são indicados por “profissionais” sem formação. Sempre consulte antes seu dematologista ou procure um caso não tenha. Ele sim ira de indicar o tratamento ideal e seguro para o seu tipo de pele. Fica a dica




Comente pelo Facebook:

Ou comente por aqui:

6 Respostas para "A Importância de Tonificar a Pele"

Vanessa Dias - 03 dezembro 2015 às 00:02

Laura, parabéns!! O legal dos seus posts é que é super bem explicado e vai além disso por possuir base e fundamento. Percebe-se o seu cuidado em passar exatamente a informação real com detalhes técnicos em linguagem fácil para a gente. Eu amei o post e nunca vi por este angulo que você explicou sempre pensei que é apenas um produtoinho amais!!

Responder


Laura Costa Laura Costa
dezembro 7th, 2015 em 8:52 am
respondeu:

Obrigada Vanessa, pesquiso sim porque nao posso postar algo que simplesmente eu acho que é, sabemos da importancia poorem precisamos saber o pq tambem. Faz muita diferenca o uso dele e vale a pena investir um tempinho pra nossa pele. Beijos volte sempre

Responder

Mariana - 03 dezembro 2015 às 00:59

Uma dica para aquelas que se esquecem do tônico é comprar kits para a pele. Eu tenho o meu Clinique 3 passos e não abro mão. Cuidar da pele é questão de hábito, depois de um tempo você faz tão naturalmente quanto escovar os dentes. 🙂

Responder


Laura Costa Laura Costa
dezembro 7th, 2015 em 8:56 am
respondeu:

Esse kit é otimo né Mari, gosto de investir em kits tambem mas só na limpeza o hidratante prefiro um mais exclusivo ou que a dermato tenha passado. Hoje em dia uso a espuma de limpeza e o tonico da lancome q sao da mesma linha mas o creme prefiro de tratamento. Sua dica é super util para as esquecidas, pq usar nada nao nos ajuda!! beijos obrigada por sempre estar por aqui!!

Responder


Mariana
dezembro 7th, 2015 em 11:41 pm
respondeu:

Como eu tenho a pele oleosa o hidratante da Clinique é suficiente. Só acrescento ao kit creminhos para a área dos olhos e água termal.

Responder


Laura Costa Laura Costa
dezembro 8th, 2015 em 7:26 am
respondeu:

Perfeito Mari, parabens super cuidadosa voce, estou orgulhosa hahahaha. A minha é super seca!! 🙁

Me segue no

Instagram

Mulheres Divas • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress • Desenvolvido por